Sua empresa faz campanhas de Google Ads para captar clientes e promover seus produtos e serviços? Neste post, vamos explorar as métricas mais importantes para avaliar a performance das suas campanhas de Google Ads.
Entenda as siglas CPC, CPA, CPM, CTR, entre outras, e aprenda a importância de conhecer esses indicadores para avaliar a performance da sua campanha.
O que você encontrará neste post:
- O que são métricas de Google Ads?
- Quais são os mais importantes KPIs do Google Ads
- 2.1. Impressões
- 2.2. Cliques
- 2.3. CTR
- 2.4. CPC
- 2.5. Taxa de Conversão
- 2.6. CPA
- 2.7. Índice de Qualidade
- 2.8. Investimento
- 2.9. ROI
- Conclusão
1. O que são métricas de Google Ads?
As métricas do Google Ads, ou KPIs (Indicadores Chave de Performance), são valores quantitativos e qualitativos que medem a qualidade e a performance das suas campanhas no Google Ads. Com essas métricas, é possível avaliar o desempenho, traçar estratégias e estabelecer metas baseadas em dados concretos e mensuráveis fornecidos pelo próprio Google.
2. Quais são os mais importantes KPIs do Google Ads?
2.1. Impressões
Impressões representam a frequência com que seu anúncio é exibido na rede de pesquisa para as palavras-chave escolhidas. Cada vez que um usuário vê seu anúncio, uma impressão é contabilizada.
Taxa de Impressões:
Taxa de Impressões = Impressões / Buscas Totais
Exemplo: Se “roupas femininas em Campinas” teve 1500 buscas em um dia e seu anúncio foi impresso 1000 vezes, sua taxa de impressões foi de aproximadamente 67%.
2.2. Cliques
Número de cliques indica quantas pessoas clicaram em seus anúncios e foram direcionadas ao seu site ou landing page. É a base para calcular métricas como CTR e CPC.
2.3. CTR
Click Through Rate (CTR) é calculado dividindo o número de cliques pelo número de impressões.
CTR = Cliques / Impressões
Exemplo: Se seu anúncio foi exibido 300 vezes e obteve 60 cliques, seu CTR foi de 20%.
2.4. CPC
Custo por Clique (CPC) é o valor que você paga por cada clique em seu anúncio. É fundamental para controlar o orçamento da campanha.
2.5. Taxa de Conversão
Taxa de Conversão mede a quantidade de usuários que atingiram o objetivo final da campanha, como preencher um formulário ou fazer uma compra.
Taxa de Conversão = Conversões / Visitantes
Exemplo: Se 200 visitantes chegaram ao seu site e 40 preencheram um formulário, sua Taxa de Conversão é de 20%.
2.6. CPA
Custo por Aquisição (CPA) mede o custo das conversões no seu site ou landing page, como uma compra ou preenchimento de formulário.
2.7. Índice de Qualidade
Índice de Qualidade é um KPI calculado pelo Google, considerando KPIs como CTR, CPC, qualidade do site, entre outros. Vai de 1 a 10.
2.8. Investimento
O investimento na campanha é diretamente proporcional aos resultados. Campanhas podem ser otimizadas para converter mais com menos orçamento.
2.9. ROI
Retorno sobre o Investimento (ROI) mede o valor obtido através das suas campanhas a partir de cada real investido.
Conclusão
Agora que você entende as principais métricas e indicadores de performance do Google Ads, pode avaliar melhor a performance das suas campanhas. Se precisar de ajuda para analisar os relatórios ou otimizar suas campanhas, entre em contato com a Agência de Marketing LEVELGRAM. Somos uma agência Google Partner especializada em gestão de campanhas e consultoria de Google Ads.